sexta-feira, 20 de maio de 2016

Curso Google - Turma T 7 - Aula 04

Olá!
No último 16/05 tivemos nossa quarta aula e nela abordamos tópicos importantes em relação às seguintes ferramentas Google:
Navegadores (browsers): entendidos como softwares que têm a finalidade de acessar/navegar pela internet.
Google Chrome: navegador da Google e algumas de suas configurações e a importância de acessá-lo sempre com sua conta Google, para que suas preferências sejam preservadas.
Mecanismos de busca Google: vimos que através de alguns comandos a busca no Google pode ser otimizada, direcionada e sem resultados desnecessários.
Acompanhe o material de apoio abaixo e até a próxima:


COMO CONFIGURAR SITES FAVORITOS NO CHROME?

QUAL O MELHOR NAVEGADOR?


23 comentários:

  1. Marcio, boa tarte foi muito importante sua aula ,
    coisas que eu não sabia pra facilitar uma busca no google com - + " . obrigado!

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  2. Valeu Idalmi, um dos propósitos é mostrar que existem ferramentas que ajudam a ganhar tempo!

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  3. Caro professor Marcio, assisti os dois videos, e o que mais gostei foi o segundo vídeo, falando sobre o uso dos Browser(acesso a Internet), o que mais uso é o crome.Eu não sabia que ele era o mais adequado para os tipos de pesquisa que faço, sei que existe outros como o Fire Fox, Opera, etc. Mas uso mesmo o Crome.

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    1. Oi Dalva, acredito que a partir deste ano vc terá que utilizar também o firefox, pois o I-Educar só funciona com ele. Valeu!

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  4. Olá Márcio, tudo tranquilo?
    Parabéns pelo material complementar ilustrativo, muito bom trabalho.
    Para curiosidade e enriquecimento citarei mais algumas informações sobre e internet, eu tive a grata experiência de acompanhar o advento evolutiva da internet mundial, sobre os browser a netscape navigator completará em outubro 22 anos de idade, e foi o primeiro navegador browser distribuído de forma gratuito para usuários pelos seus criadores Jim Clark e Marc Andreessen, através de sua empresa Mosaic Communications Corporation, na época houve um entrave judicial entre a empresa Mosaic e a microsoft pelo monopólio industrial, porém isso é outra história.O Opera também surgiu em 1994, criado por uma estatal Norueguesa e foi a primeira alternativa leve para os usuários finais. Daí por diante começaram a surgirem outras ferramentas de acesso a internet como Internet Explorer criada em 16 de agosto de 1995, nos dias atuais na versão 11, o Safari da Apple criado em 7 de janeiro de 2003, nos dias atuais na versão 5.1.7, o Mozilla Firefox criado em março de 2004, hoje em sua versão 44.0.1, e um dos caçulinhas o Google Chrome, criada em 2 de setembro de 2008, nos dias atuais na versão 48.0.2564.109, pelo número da série podemos notar quantas inovações seus criadores vivem aprimorando.
    Evidente que existem outras formas de navegadores para internet porém estes são os mais acessíveis e mais usuais.
    Navegadores gráficos baseados em Trident (também conhecido como MSHTML): AOL Explorer, Avant Browser, Enigma, Maxthon, Netscape, Yahoo Broswer, Sleipnir... etc. Os Navegadores baseados em KHTML / WebKit: Konqueror, Safari, ABrowse, Flock, Internet Explorer, Maxthon, OmniWeb, Shiira. Os navegadores baseado em Gecko: Mozilla Firefox, Pale Moon, Sealmonkey, Wyzo. Os Navegadores baseados em Presto: Opera, opera mobile, nintendo DS Browser, Internet Channel. Os Navegadores com renderizadores próprios: Oregano, Amaya, iCab,Netsurf, NetPositive, Dillo, etc... Os Navegadores de texto: ELinks, Lynx, w3m, Links, Netrik, Debris. e os Navegadores primitivos que já não estão em desenvolvimento que foram os softwares das cavernas rsrs, o Arena, o Cello, CyberDog, MidasWWW, Mosaic que também foi usado nas quatro primeiras versões no Internet Explorer, Viola, WebRouser, WorldWideWeb.
    Bem essa é apenas um pequena contribuição sobre a evolução do browser ou navegador de internet, como são mais popularmente conhecidos estes softwares usais em nosso dia seja em computadores, celulares, tablets, televisores de ultimas gerações. abraços

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    1. Oi Luís! Legal sua explicação, pois demonstra que não temos a obrigatoriedade de ficar preso a um tipo de software, existem tantas opções, cada um com características que podem nos ser úteis. Valeu!

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  7. Segundo ato:
    para a ilustrar o comandos de filtros da busca do google, primeiro vamos compreender de que forma isso é aplicado na prática segundo a própria empresa: "O Google decidiu responder às dúvidas de quem sempre imaginou como funciona seu sistema de buscas. A empresa colocou no ar um infográfico que explica passo a passo o funcionamento da ferramenta.

    O infográfico, desenvolvido em HTML5, detalha o processo desde o momento em que o usuário digita algum termo no campo de buscas, até a página de resultados.

    Primeiro, o Google detalha o sistema de rastreamento e indexação das 30 trilhões de páginas da internet, que é realizado por meio dos links nas páginas e organizam o conteúdo em um índice, que, segundo eles, já tem mais de 100 milhões de gigabytes.

    Em seguida, entram em jogo os algoritmos para identificar o que o usuário procura com sua busca. Entram em ação os corretores ortográficos, por exemplo, e outros recursos do buscador da empresa. Após identificar o conteúdo, procura-se no banco de dados as informações relacionadas.

    O buscador então identifica e ranqueia os sites de acordo com os critérios como qualidade de página, 'frescor' do conteúdo, se a página é compatível com o SafeSearch, tradução e a busca universal, em todos os serviços do Google.

    Por fim, a empresa afirma que luta diariamente contra o spam em seus resultados para evitar que páginas irrelevantes surja durante uma pesquisa. "


    Ilustração gráfica (bacana de se ver)

    Como funciona a pesquisa na ferramenta de busca Google



    posteriormente eu irei abranger alguns operadores e a subsequência da computação em nuvens. abraços Márcio e um bom descanso no feriadão.

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    1. Oi Luis, excelente o link que vc indicou sobre o funcionamento do google. Só não percebi onde altero o idioma para português. Obrigado e indico para todos do curso.

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  8. Bom, eu faltei aula passada e estou um pouco "perdida" nas atividades da aula 4. Assisti aos dois vídeos e li os comandos do google. Alguns eu já conhecia, outros não. Fiz um pesquisa utilizando estes comandos, mas não vi muita diferença nos resultados obtidos. Não sei se o meu objeto de pesquisa não permitiu diferenças nos resultados ou se era para acontecer isso mesmo...
    Sobre os navegadores, aqui em casa temo o Firefox, o Chrome e o Microsoft Edge. Sempre gostei mais do Chrome, mas ultimamente ele anda "travando" bastante... Utilizo mais o Edge e o Firefox...

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    1. Oi Cecília, que bom que fez testes no google e tem opções de navegadores em casa. O resultados da buscas utilizando operadores são muito variáveis, inclusive um "espaço" esquecido entre o operador e a palavra influenciam, pesquisando Receita -federal o resultado será diferente se utilizar Receita - federal. Valeu!

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  9. Olá, boa noite...
    Infelizmente não pude comparecer a essa aula(4). Assiste os vídeos que foram bastante esclarecedores. Confesso que não sabia como favoritar páginas, vi o quanto facilita o acesso.
    Em se tratando de navegadores, aqui em casa o Firefox é mais rápido. Embora simpatize com o Chrome.

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    1. Oi Gláucia, que bom que gostou de usar os favoritos, é tão chato ficar digitando toda vez o endereço dos sites que mais gostamos. Valeu!

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  11. Boa noite, Professor Marcio,
    Faltei a aula passada (4ª aula) e estou um pouco perdida. Assisti os dois vídeos, são ótimos. Achei o primeiro vídeo bem interessante, onde ensina o passo a passo de como fixar o site na barra de favoritos e organizar em pastas também. Quanto ao segundo vídeo é super importante o relato sobre a segurança de cada navegador e seu respectivo consumo de memória.

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    1. Oi Cleide, gostei das sua observações sobre os navegadores, afinal de contas não existe o melhor ou o pior, ele têm características diferentes e cabe a nós escolhermos o mais adequado. Valeu!

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  12. Bom dia, professor Marcio e colegas de curso!
    Já tinha conhecimento de como favoritar, no entanto, não utilizava este recurso e desconhecia a possibilidade de organização em pastas. Testei e gostei!
    Em relação ao segundo vídeo, foi bom saber que o Google Chrome, navegador que já utilizava está entre os mais seguros. Aproveitei a dica do whatbrowser.org para checar se estava atualizado.
    Por último, quanto aos Comandos de Busca Google, utilizá-los, ainda que com cola, têm facilitado e agilizado minhas buscas profissionais (textos e afins para a Semana de Educação para a Vida) e também pessoais (preparativos para o aniversário de meu filho).

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    1. Oi Inaya, festinha à vista e qualquer ajuda é bem vinda, né? Gostei do fato de vc ir um pouco além na questão dos favoritos, pois a possibilidade de organização em pastas é mto importante para quem tem muitos sites favoritos. Valeu!

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  13. Boa tarde! Utilizo o Google Chrome. Gostei de saber que o Opera é o mais seguro, vou testá-lo.

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    1. Oi Fabiana, além do opera seria legal dar uma passadinha no firefox, pois o I-Educar só funciona nele. Valeu!

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  14. Boa tarde Márcio

    Desculpas pela postagem atrasada. Tive um problema com meu computador e a internet da escola não está boa. Fiz meu comentário em um computador da escola publiquei mas não foi por problemas de vírus. Enfim não justifica...
    Gostei dos comandos ensinados na aula 4 porém muitos deles já usava. Pesquisei outros como calculadora, conversor de medidas, dinheiro, temperatura, entre outros. O problema dos comandos é que precisa de uma colinha porque tem alguns que na hora você não lembra. Bom trabalho e continue sendo este professor compromissado que é. Agelica

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  15. Oi Angélica,
    Com o passar do tempo vamos memorizando os comando que são mais significativos para nós. Naturalmente vamos nos lembrando de alguns e apagando outros da memória, daí a "colinha" é bem vinda. Obrigado.

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